Voz sobre IP – Voip

Alcatel Omni PCX Office possui uma aplicação com VoIP nativa. Está baseado em um servidor de chamadas trabalhando em LINUX, que gerencia os telefones IP ou softphones IP conectados à rede de dados. Para permitir o acesso à telefonia tradicional (troncos analógicos e RDSI, telefones analógicos), o Omni PCX Office também oferece um Media Gateway integrado. O servidor de chamadas e o “media gateway” trabalham com o protocolo H323 para suportar equipamentos padrão H323 e para interoperar com sistemas Alcatel e outros sistemas compatíveis com este padrão.

IP trunking

voz_ipSua empresa pode reduzir os custos com as chamadas de longa distância entre os sites, integrando a voz na sua rede de dados WAN já existente. Os telefones podem acessar a WAN através da conexão WAN do Omni PCX ou diretamente através de um roteador externo. Qualquer que seja o modo de conexão, o Omni PCX Office oferece um mecanismo de Transbordo e Back-up em RDSI como opção (dentro do ARS – Rota de Menor Custo) para assegurar que a chamada de voz seja transmitida com boa qualidade.

Telefonia IP

Sua empresa pode simplificar sua estrutura de cabeamento interno utilizando a LAN para transportar voz e dados, e ainda manter um alto nível de facilidades telefônicas graças ao servidor de chamadas do Omni PCX Office. Com o servidor DHCP integrado ao Omni PCX Office, a movimentação, alteração ou adição de um telefone IP apenas necessita que ele seja plugado em qualquer conexão Ethernet.

O Omni PCX Office suporta uma linha completa de aparelhos para telefonia IP:
• IP Reflexes : uma linha completa de telefones IP, que tornam a telefonia sobre IP simples e transparente ao usuário
• Fast IP Enabler : uma interface “plug-ware” que transforma os terminais digitais Reflexes existentes em IP Reflexes
• IP PIMphony : um softphone que utiliza os aplicativos PIMphony Basic, Pro ou Team instalados em modo IP em um PC multimídia
• Equipamentos H323 : um terminal padrão H323 ou qualquer PC com o software H323 correto (como o Microsoft NetMeeting)

Sua empresa, que possui funcionários que trabalham meio-período ou período integral, em casa ou em localidades remotas, pode beneficiar-se da telefonia IP remota. Os telefones IP remotos são gerenciados pelo servidor de chamadas no escritório central (matriz) e obtém exatamente as mesmas facilidades que teriam se estivessem na empresa. Um link de dados gerenciado (linhas privativas, IPVPN) é uma boa solução para interligar estes sites quando o tráfego de voz é importante e a qualidade da voz deve ser assegurada. A conexão internet será utilizada pelos usuários remotos ocasionais, e a VPN do Omni PCX garantirá a confidencialidade.